Poesia

A poesia é a emoção expressa em ritmo através do pensamento, como a música é essa mesma expressão, mas direta, sem o intermédio da idéia. Musicar um poema é acentuar-lhe a emoção, reforçando-lhe o ritmo. (…) Um poema é uma impressão intelectualizada, ou uma idéia convertida em emoção, comunicada a outros por meio de um ritmo. Esse ritmo é duplo num só, como os aspectos côncavo e convexo do mesmo arco: é constituído por um ritmo verbal ou musical ou de imagem que lhe corresponde, internamente. (Fernando Pessoa)


É triste ver que poucos de nós temos o hábito de ler poesia. Não é uma atividade chata, como muitos ainda devem pensar. Tem tantos poetas que escrevem de maneiras tão diferentes que é impossível não encontrar um que não seja chato. Assim como com romances, talvez se deve começar por algo mais light. Ninguém começa a ler livros pela Odisséia, não é mesmo? Então procure algum estilo de poesia que lhe agrade mais. Talvez algum escritor contemporâneo? Quem sabe Paulo Leminski? Talvez um amigo que escreve poemas? Ouvir declamações de outras pessoas (ou até do mesmo do próprio poeta) pode ajudar (Parênteses para sugerir o incrível poema Daddy da Sylvia Plath declamado pela mesma). Vale ressaltar que ler poesia não é uma tarefa simples, exije tempo, releitura, calma, reflexão. Ler poesia faz você viajar, se sensibilizar. Poesia toca (a alma d)as pessoas. Poesia é amor. Mas não só. Poesia é tudo e está em tudo.

Muitos canais literários do Youtube fazem projetos relacionado à poesia. Tem muita coisa boa aí na Internet. Vários blogs, inclusive este aqui, postam poemas para quem sabe conseguir levar a poesia a mais pessoas.

Há também vários estudos que mostram os benefícios que a poesia traz à formação de alunos. Clique aqui para ler uma reportagem acerca do tema. POESIA EDUCA, POESIA AJUDA, POESIA CURA (me exaltei, sorry).

E abaixo um poema de Drummond (♥) declamado pela Fernanda Torres, vale a pena assistir, é só um minutinho, dê o play, ok?


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.