Sites e apps para aprender alemão

Hallo, liebe Deutschlerner/innen! Wie geht's euch? Resolvi juntar em um único post vários links interessantes que podem servir de ajuda para nós, estudandes de alemão.

Blogs:

Quero Aprender Alemão: provavelmente o melhor blog sobre a língua alemã escrito em português e voltado para falantes nativos do português, ou seja, há comparações, exemplos, traduções usando a nossa língua materna. Além da parte mais gramática, o blog traz também informações culturais principalmente da Alemanha, onde o autor do blog mora. Vale a pena conferir a página no Facebook e no Instagram, sempre atualizados.

Your Daily German: esse blog é pra quem sabe inglês. É, no momento, o meu favorito. A maioria das postagens explicam a origem e o uso de palavras ("Word of the day"), mas nesse caso comparando com o inglês. É muito útil e interessante!

Sites:

Deutsche Welle: um dos mais conhecidos sites para aprender alemão. Tem vários cursos online e gratuitos disponíveis divididos por nível (de A1 até avançado), além de várias páginas com conteúdo atual. Tem bastante coisa mesmo na DW, tem que ir explorando o site e ver o que mais te interessa. Abaixo deixo linkado o que acho mais legal no site:

- Das Porträt: são áudios curtos (de 3 minutos) onde estudantes e professores de alemão do mundo todo se apresentam e falam rapidamente sua relação com o alemão.

- Langsame gesprochene Nachrichten: são notícias atuais lidas lentamente para praticar o Hörverstehen. Tem a transcrição para ler (recomendo a leitura do texto apenas depois de ter escutado uma vez o áudio) e você pode também baixar os áudios em mp3 e ouvir no celular.

- Jojo sucht das Glück: essa é uma novela online com capítulos curtinhos que você pode assistir e fazer exercícios sobre cada capítulo.

- Top-Thema: são textos geralmente curtos ou médios com o áudio pra ouvir e que também consta com uma lista de vocabulário com a explicação em alemão das palavras mais difíceis do texto. No final também tem questões a responder sobre o que você leu. Tem também o Video-Thema, que aí no caso são vídeos.

Notícias:

nachrichtenleicht: como o próprio título já diz, são notícias atuais do mundo escritas de uma forma mais fácil, sem uma linguagem muito rebuscada/jornalística.

BrasilNews: notícias sobre o nosso país escritas em alemão.

Jornais/Revistas: 

Süddeutsche Zeitung, Spiegel Online, Der Tagesspiegel

Jornais alemães não são tão simples de compreender, mas também não é um bicho de sete cabeças. No começo vai ser complicado, mas aos poucos você se acostuma com o estilo de escrita. Recomendo para alunos iniciantes e intermediários a ler notícias que vocês já conhecem, já leram em português, aí fica mais fácil entender em alemão.

Deutsch perfekt: a principal revista voltada para estudantes de alemão. O site é um tanto limitado, você precisa ser assinante para ter acesso a vários conteúdos. Quem tem dinheiro, recomendo a compra da revista digital. Quem for pra Alemanha, não esqueça de comprar uma, vale muito a pena!

fluter: revista alemã que você pode assinar de graça e receber na sua casa aqui no Brasil. Assiste através deste link. Cada edição da revista tem um tema específico e traz diversos textos sobre esse tema.

Dicionários:

PONS:  dicionário online da editora PONS. Há também a edição física. Você pode traduzir não só para o português, mas para outras línguas também.

dict.cc: mesmo tendo a opção de traduzir para outros idiomas, uso esse dicionário na maioria das vezes para traduzir do inglês para o alemão ou vice-versa. É muito bom! Traz expressões, gírias etc.

Duden: dicionário alemão-alemão, recomendável para intermediários e avançados. Para quem é iniciante, ele é bom para ouvir a pronúncia das palavras.

Redenstarten-Index: dicionário específico de expressões idiomáticas, gírias, colocações.

DWDS: dicionário bem completo, que traz as definições com exemplos, a etimologia, sinônimos etc.

Bildwörterbuch: dicionário ilustrado da editora PONS.

Konjugator: conjugador de vebos do alemão. Existem vários sites parecidos com esse na internet, você escolhe qual achar melhor.

Wiktionary: traz o significado, a pronúncia, sinônimos e antônimos, vários exemplos e tradução para línguas diversas.

Exercícios:

Schubert: exercícios gerais separados por nível.

Syvum: não tenho certeza se o nome do site é esse mesmo, mas ok. Ótimo para aprender vocabulário, com vários jogos de palavras separados por diferentes temas.

Deutschseite: exercícios de grámatica, vocabulário etc.

Instituto Steiger: site para brasileiros, com explicações da grámatica alemã e outros conteúdos.

Os sites dos livros didáticos sempre trazem material extra para os alunos. Então acesse os sites das editoras (Hueber, Cornelsen, entre outras), caso você use algum.

Tem muitos sites com exercícios, que não são bem organizados. Uma dica é procurar no Google da seguinte forma "tema + Übungen", por exemplo, "Personalpronomem im Dativ Übungen".

Literatura:

Labbe Lesekorb: histórias para crianças.

Projekt Gutenberg: literatura clássica disponível para leitura online em alemão.

Música:

YouTube: playlist que criei com algumas músicas em alemão, a lista está curta e desatualizada, mas pretendo ir adicionando e atualizando aos poucos.

Dica: use o Last.fm e/ou o Spotify para conhecer artistas semelhantes àqueles de que você goste. Assim você acaba conhecendo novas bandas!

RadioGuide: página com dezenas de estações de rádio alemãs.

Vídeos:

Easy German: Nesses vídeos os "apresentadores" conversam com alemães nas ruas sobre temas diversos. Por ser nas ruas da Alemanha, o conteúdo é muito mais autêntico do que áudios de livros didáticos. São vídeos bem interessantes e tem legenda em alemão e em inglês.

Dica para iniciantes: assistir curtas-metragens alemães, pois são vídeos geralmente com poucas falas e a imagem ajuda a compreender o que é dito.

Algumas recomendações de curtas: Kleingeld, Dufte, Schwarzfahrer

Dica para avançados: acompanhar canais feitos por alemães, pode ser canal de maquiagem, de literatura, de humor etc. Para conhecer canais literários, procure na busca do Youtube por "Lesemonat".

Apps:

Lernabenteuer Deutsch (iTunes Store | Google Play): é um jogo no estilo de detetive, no qual você tem que encontrar pistas para desvendar um mistério.

DeutschAkademie (iTunes Store | Google Play): para fazer exercícios por nível, por tópico gramatical ou por livro didático. Por exemplo, você estuda alemão usando o livro didático Studio D A1. Nesse aplicativo tem exercícios para cada lição do livro. Assim você pode praticar/revisar o que viu em cada lição.

Deutsch-Box (iTunes Store): para treinar e aprender vocabulário do nível A1 até B1.

Saiba Alemão 6000 Palavras (Google Play): muito bom para praticar vocabulário geral de diferentes temas.

Outros: Deutsch lernen mit BabbelKlett DaF kompaktDeutsch perfekt - Das Wort des TagesDer Die Das Artikel e muitos outros! Só procurar. Provavelmente a maioria dos dicionários e jornais citados lá em cima possuem uma versão para celular.

Outros:

Faktastisch: página do Instagram (tem também no Facebook, Youtube etc), que posta diariamente curiosidades gerais. Aquele conhecimento inútil que amamos saber!

Se você conhece outra página ou aplicativo interessante para estudantes de alemão, deixe um comentário que eu adiciono aqui na lista!

Viel Spaß beim Deutschlernen!!!

5 comentários:

  1. Muito obrigada por todas essas dicas! ^-^

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Rodrigo *_*
    Adorei as dicas de apps e sites. O Deutsche Welle eu já tinha mesmo ouvido falar =D Vou usá-lo, eu pensei em começar a usar =D
    Adorei a dica de Jojo sucht das Glück, gosto de usar mídias visuais pra criar uma maior conexão com o idioma, vou procurar pra assistir.
    Quanto tempo você levou pra começar a conseguir falar relativamente bem? =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Eu comecei a aprender quando era criança... mas para falar bem é só praticar muito a fala, sem medo de errar :)

      Excluir
  3. Oi Rodrigo, há uma série estilo sitcom para iniciantes em alemão no youtube chamado extra german com legendas em alemão para ajudar no entendimento. Eles são bem dinâmicos. Parabéns pelo blog e pelo vlog. Abraço

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.